Sign up
Forgot password?
FAQ: Login

Couto Mia. Antes De Nascer O Mundo

  • pdf file
  • size 853,50 KB
  • added by
  • info modified
Couto Mia. Antes De Nascer O Mundo
Lisboa: Caminho SA, 2009.
Antes de Nascer o Mundo foi o meu primeiro passo em literatura africana. O livro do escritor moçambicano Mia Couto narra a história de uma família que se auto-exila na savana de Moçambique. O motivo deste exílio é conhecido apenas por três pessoas: Silvestre Vitalício, o patriarca da família e empreendedor dessa “nova vida”; o Tio Aproximado, que mora “do outro lado” e provê mantimentos para o cunhado Silvestre; e Zacaria Kalash, o servo.
O lugar onde essa família se estabeleceu foi chamado de Jesusalém (que, aliás, é o título original do livro), e segundo Silvestre Vitalício, seria ali que “Deus voltaria para pedir desculpas para a humanidade”. Ainda segundo Silvestre, o mundo havia morrido. Só existia Jesusalém e os cinco homens que formavam aquela sociedade. Já foram citados três. Os outros dois são os filhos do Patriarca: Mwanito e Ntunzi.
A história principal é narrada por Mwanito: uma verdadeira saga de autodescoberta e (re) nascimentos. Tudo e todas as possibilidades daquele mundo nascem em Jesusalém: um filhote de zebra com a égua Jezibela, a alma de uma fotógrafa portuguesa, a escrita e a leitura de Mwanito, o “Rio Avô”, os mitos sobre o céu, a magia da tempestade, as garças, a leoa, os redemoinhos, a memória dos mais velhos, e a própria morte. Mia Couto consegue a difícil tarefa de articular a passagem do tempo em um lugar em que nada acontece.
  • Sign up or login using form at top of the page to download this file.
  • Sign up
Up